Se você chegou até aqui, já deve ter feito (ou está fazendo) uma DIETA PARA EMAGRECER. E talvez tenha visto o caso da influenciadora Zhanna Samsonova.
Se todo mundo faz RESTRIÇÃO ALIMENTAR em uma dieta para emagrecer para “perder” uns quilinhos, por que não posso fazer também?
Você pensa assim? É muito tentador, não? Quando surge uma nova dieta dieta para emagrecer você já pensa: “agora vai!”
Se você se vê nessa situação continue por aqui para conhecer os perigos que você pode correr ao fazer mais uma RESTRIÇÃO ALIMENTAR e veja o que aconteceu com Zhanna Samsonova.
Mas primeiro:
já pensou no que é uma restrição alimentar que acontece em uma dieta para emagrecer?
Eu aposto que você até tem um palpite…, mas o que eu vou te contar na sequência dificilmente você sabe.
Talvez você tenha pensado “de cara” em calorias, não foi?
Pois é… a restrição alimentar envolve “dietas restritivas” que podem ser aquelas com 1000 a 1200 kcal (dietas de baixa caloria) ou aquelas com em torno de 800 Kcal (dietas de muito baixa caloria).
Mas será que APENAS A questão da caloria é o que defini restrição alimentar? Te digo que não!
Olha só o que pode envolver uma dieta restritiva:
- Uma intenção frequente de se privar de comida com envolvimento de sofrimento nesse pensamento incessante;
- Viver com intenção de restringir a comida para alcançar um IDEAL DE BELEZA, IDEIAS DE ESPIRITUALIDADE OU PUREZA, baseando em crenças sem fundamentação ou para agradar os outros e sentir PERTENCIMENTO;
- Viver com intenção de restringir MESMO SENDO UMA PESSOA MAGRA (CASO DA ZHANNA!) para o perfil geral da população;
- Ter histórico de restrição alimentar sempre envolvido com episódios de perda e recuperação de peso (tem pessoas que vivem isso uma vida toda!)
Boa parte das pessoas que buscam a próxima dieta restritiva tem esse perfil… conhece alguém?
E a pergunta de milhões: tem problema viver assim? Afinal “você só quer perder alguns quilinhos” OU “Ser mais puro”, não é?
E olha só o que pode acontecer…
5 perigos de se fazer restrição alimentar
(o 5º foi crucial para a influenciadora Zhanna Samsonova e isso não teve nada a ver com ela ser VEGANA!):
- Restrição alimentar faz você perder peso (momentaneamente) mas não gordura corporal! A perda de peso ver de redução de suas reservar de carboidrato no corpo (glicogênio)
A cada 1 grama de carboidrato perdido você perde 2,7 gramas de água!
- Restrição alimentar fazer você perder músculos! Nesse ciclo de perde/ganha peso, junto com a água perde-se musculatura que um tecido difícil de ganhar de novo.
Mas gordura corporal é muito mais fácil de ganhar! Já notou?
- Restrição alimentar levam você a ter um desejo intenso por comida, o que te leva a frequentes episódios de comer em exagero (comer desinibido)
É ficar com pouca comida que você começa a ver o bolo “proibido” em todo lugar!
- Restrição alimentar com o perde/ganha peso frequente, promovem uma redução gradual de sua taxa metabólica de repouso, a energia que seu corpo gasta com manutenção de funções.
A redução da musculatura com o tempo torna seu corpo um poupador de energia! E Pode também o fragilizar bastante.
- A restrição alimentar torna você escrava de uma vida que não vale a pena ser vivida SOCIAL, PSICOLÓGICO E FISICAMENTE. Se pergunte: a vida com uma dieta dessas repleta de restrição alimentar é algo faz parte de uma vida que você gostaria e é possível ter por muito tempo?
Não é só sobre calorias tampouco sobre ser vegetariana/vegana estamos falando de uma forma de pensar sobre a comida!
A influenciadora Zhanna Samsonova faleceu…
pois, desenvolveu um transtorno alimentar… o grau patológico da obsessão pelo comer “certo” ou “saudável” (com todas as aspas possíveis)
se tornou refém de um “ideal” de saudável que não existe, repleto de restrições intensas e regras alimentares extremas que nada se relacionam com ser vegano
Esse pensamento dicotômico em relação a alimentação (de poder certas coisas e não poder outras) pode se tornar tão normalizado pelas lentes no “FALSO PADRÃO SAUDÁVEL” inundado de crenças e modismos que podem levar a pessoa LITERALMENTE A NÃO COMER!
Zhanna Samsonova pode ter caído na armadilha de uma sociedade que “APLAUDE” um “SAUDÁVEL” sem fundamentos e recheado de privações.
A falsa ideia do “saudável” fez mais uma vítima.